Kanegae Mari

Материал из OrigamiWiki
Перейти к: навигация, поиск

Kanegae Mari




Mari kanegae.jpg



Гражданство:
Бразилия



В Сети:




Книги в каталоге:

  Год
A Arte dos Mestres de Origami 1997

Публикации:

  Год
Origami from around the world 2002


Шаблон: п·о·и
Форма: в·о·и


Mari Kanegae nasceu em Londrina, no Estado do Paraná. É formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas. Após o curso superior, teve seu interesse voltado para a Cultura Japonesa, onde se destacou o Origami. Participou de exposições de arte, deu cursos e fez várias demonstrações de Origami, entre as quais para as Secretarias de Educação dos Estados de São Paulo e Taboão da Serra, Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, SESC de várias localidades, Universidade Estadual de Maringá (PR), Universidade de São Paulo, além de demonstrações em outras cidades e entidades culturais.

Em 1984 foi para o Japão onde aprimorou os seus conhecimentos em relação ao Origami, com o mestre Toyoaki Kawai e conheceu outras técnicas que utilizam o papel como suporte: Kirie, Chiguirie e Paper Kraft, além de visitar as regiões onde se confeccionam Washi (papel artesanal japonês).

Voltou ao Japão em 1991 e 1996 onde recebeu orientações dos mestres Toyoaki Kawai, Kunihiko Kasahara e Akira Yoshizawa. Desde então tem sido convidada para proferir palestras, ministrar cursos e oficinas em empresas, hospitais e participar de programas de televisão.

Em 1997, participou da Convenção da Origami USA, em Nova Iorque, como palestrante e participou de oficinas orientadas pelos artistas americanos John Montroll, Robert Lang, Marc Kirschenbaum e Chris Palmer.

Em julho e agosto de 2000 participou do Simpósio de Origami da NOA (Nippon Origami Association) e do Simpósio da JOAS (Origami Tanteidan). Em setembro de 1998 e 2000, esteve em Charlotte, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde aconteceu o Southern Origami Festival. Juntamente com outros professores visitou escolas da região para divulgar a arte do Origami e participou de oficinas dirigidas pelos artistas Eric Joisel e Vicent Floderer da França, José Aníbal Voyer da Espanha, Tomoko Fuse do Japão, David Brill e Paul Jackson da Inglaterra e Chris Palmer dos Estados Unidos.

De setembro a novembro de 2002, voltou ao Japão como estagiária da JICA, onde participou de aulas com os mestres Akira Yoshizawa, Saburo Kase, Toyoaki Kawai, Isamu Asahi, com os historiadores Satoshi Takagi e Masao Okamura, entre outros. Encontrou-se também com os artistas Kunihiko Kasahara, Tomoko Fuse e Jun Maekawa. Recebeu prêmio especial com o trabalho "Feliz Encontro" em exposição de origami promovida pela NOA, assim como certificado de reconhecimento como instrutor de origami pela mesma Associação.

Mantém intercâmbio com artistas de vários países como Vicente Palacios da Espanha, Péter Budai da Hungria, Francis Ow de Cingapura, entre outros. Atualmente é membro da NOA (Nippon Origami Association), BOS (British Origami Society) e Origami USA, coordenadora do GEO (Grupo de Estudos de Origami) de São Paulo. É professora de origami e kirie da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Персональные инструменты
Пространства имён

Варианты
Действия
Главная
Начинающим
Модели оригами
Оригамисты
Книги
Ссылки
Инструменты